segunda-feira, 30 de março de 2020

Estudo piloto sobre os poderes do toque

Estudos recentes demonstram que o toque é muito mais importante do que se imagina. Ele é fundamental, por exemplo, na comunicação humana, no estreitamento de relações e na saúde. “(O toque) é a primeira linguagem que aprendemos e nosso mais rico meio de expressão emocional através da vida”, diz o norte-americano Dacher Keltner, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, Berkeley, um dos mais renomados pesquisadores da área.
Animais lambidos e acariciados pelas mães, na infância, se mostram mais calmos e resilientes diante de fatores de estresse na fase adulta, além de exibirem um sistema imunológico mais forte
Uma pesquisa com ratos, feita pela psicóloga norte-americana Darlene Francis e pelo psiquiatra canadense Michael Meaney, revela que os animais muito lambidos e acariciados pelas mães, na infância, se mostram mais calmos e resilientes diante de fatores de estresse na fase adulta, além de exibirem um sistema imunológico mais forte.
Quando relaxadas, as áreas pré-frontais do cérebro tornamse liberadas para executar uma de suas funções primárias: a resolução de problemas. Segundo o psicólogo norte-americano James Coan, da Universidade da Virgínia, o toque que sugere apoio leva o cérebro a trabalhar nesse sentido, por ser entendido pelo corpo como a informação de que alguém está ali para ajudar. “Pensamos que os humanos constroem relacionamentos precisamente por essa razão, distribuir a resolução de problemas pelos cérebros”, afirmou Coan ao jornal The New York Times. “Estamos conectados para literalmente partilhar a carga de processamento. Esse é o sinal que obtemos quando recebemos apoio por meio do toque.”
O toque tem um potencial, na saúde, que vai muito além do simples relaxamento. Só recentemente se começou a dedicar mais atenção a essa área. Já se sabe que um toque carinhoso básico acalma o estresse cardiovascular e ativa o nervo vago, diretamente ligado à resposta compassiva da pessoa. Tocar pacientes com a doença de Alzheimer lhes dá grandes benefícios em termos de relaxamento, redução da depressão e estabelecimento de conexões emocionais com outras pessoas.
a massagem terapêutica reduz o cortisol, hormônio ligado ao estresse, e aumenta a produção de dois neurotransmissores, a dopamina (que estimula a atividade do sistema nervoso central) e a serotonina (responsável, entre outras funções, pela liberação de diversos hormônios e associada ao estado de felicidade).
No Instituto de Pesquisas do Toque, Tiffany tem feito diversas experiências de massagem terapêutica em pacientes com os mais variados problemas de saúde.
Nos estudos ela constatou que a massagem terapêutica alivia problemas autoimunes (amplia a função pulmonar em casos de asma e reduz os níveis de glicose na diabete) e aumenta a função imune (por exemplo, eleva o número de células de defesa em pessoas com HIV ou com câncer). Ela descobriu ainda que crianças autistas (as quais, segundo se acreditava, detestam ser tocadas) adoram ser massageadas pelos pais ou por um terapeuta.
O toque também ajuda a deixar as pessoas mais alertas e melhora seu desempenho.
A rota orgânica do toque
O neurocientista inglês Francis McGlone, da área de pesquisa e desenvolvimento da multinacional Unilever, e uma equipe da Universidade de Gotemburgo (Suécia) descobriram, em 2008, uma fibra nervosa, a fibra-C, que responde pela sensação de prazer originária de um toque agradável. Uma vez ativada, essa fibra leva a sensação ao córtex órbito-frontal (a área do cérebro que regula as emoções e está relacionada aos sistemas de recompensa e compaixão), o que causa a liberação de hormônios ligados ao bem-estar.
Entre eles está a oxitocina, o “hormônio do amor”, que, além de influenciar no estabelecimento e na manutenção de relacionamentos, estimula a confiança e reduz os níveis do cortisol, o hormônio do estresse.
McGlone salienta ainda que as mensagens de prazer originárias do toque seguem da pele para o cérebro por fibras nervosas similares às que enviam a sensação de dor – o que explicaria, por exemplo, por que um estímulo de dor é aliviado quando a região em que surge é imediatamente massageada ou acariciada.
Texto: eduardoaraia@planetanaweb.com.br

quarta-feira, 25 de março de 2020

Benefícios da massagem terapêutica



Você sabia que uma  única massagem terapêutica pode desencadear mudanças biológicas significativas no nosso corpo?
confira aqui seus benefícios:

1) Diminui significativamente a principal hormônio associado ao estresse – o “cortisol” ajudando a reduzir, a ansiedade e a depressão.

2) Aumenta a circulação de linfócitos, as células brancas do sangue que defendem o organismo contra as doenças, impulsionando desta forma o sistema imunológico
3) Reduz a inflamação e dor: apenas dez minutos de massagem terapêutica podem reduzir a inflamação, aliviar os músculos doridos, aliviar dor lombar crônica e ajudar o corpo na recuperação.
4) Melhora a Função vascular com ou sem exercício físico.
5) Melhora o sono: vários estudos tem se debruçado sobre este tema e concluído que pode haver uma relação entre uma boa massagem e as “ondas delta”, o tipo de ondas cerebrais ligadas ao sono profundo (fonte: Health magazine).
6) Anti-envelhecimento: a massagem aumenta o fluxo sanguíneo que bombeia a pele, estimulando a vitalidade e aparência da tez e promove a drenagem de toxinas.
A massagem terapêutica além de trazer todos os benefícios citados acima reduz os níveis de cortisol. O cortisol (hormônios do stress) quando os seus níveis baixam na corrente sanguínea promove a redução da frequência cardíaca, da ansiedade e da hipertensão arterial.
A massagem terapêutica promove o aumento da produção de neurotransmissores como a serotonina e a endorfina, conhecidos como hormônios do prazer e bem estar, sendo estes grandes aliados no combate à depressão, muitas vezes resultante de ansiedade excessiva.



terça-feira, 10 de março de 2020

Sagrado masculino

O Sagrado Masculino.
Eu acredito em homens amáveis ​.
Eu acredito nos homens místicos que acreditam em si mesmos.
Eu acredito em homens que buscam temperança e paz dentro deles.
Acredito em homens poetas, sonhadores, mágicos, escritores, alquimistas, artistas, professores e anjos.
Acredito em homens que gostam de dançar, cantar e fazer da vida uma celebração.
Eu acredito em homens que abraçam sua criança interior ferida, ouvem-na e a abraçam de verdade.
Eu acredito em homens que querem curar e ajudar os outros a se curar.
Eu acredito em homens que se recusam a ser escravos de sua própria ferida e que, apesar da dor, eles a limpam e a curam pacientemente, com amor e coragem.
Acredito nos homens que veêm das estrelas e lembram o poder de suas asas, o poder de suas palavras, o poder de suas mãos e o poder de seus corações.
Acredito em homens que conhecem a intuição e a usam como bússola.
Eu acredito em homens que compartilham liberdade porque são livres e não conhecem outra maneira de viver.
Acredito nos homens que protegem a energia das mulheres, que sabem ler na aparência de sua amada e que não pretendem alterá-la, simplesmente a acompanham sabiamente em seu voo.
Acredito em homens cheios que não precisam de nada do lado de fora porque já sabem que tudo está por dentro.
Eu acredito em homens que fazem fogo quando estão com frio, que se refugiam na água quando estão com sede.
Eu acredito em homens com olhos sinceros que podem se ver e é por isso que amam e respeitam todas as criaturas que existem na Terra.
Eu acredito nos homens, perfeitamente imperfeitos, porque é nessa imperfeição que eles também encontram suas forças.
Acredito no coração liderar homens que sabem como receber e dar amor em equilíbrio, que escutam e que também falam, aqueles que vivem plenamente.
Eu acredito em homens que vivem a sexualidade como sagrada, porque sabem que é um presente dos Deuses.
Eu acredito em homens com sentimentos claros, acessíveis.
Acredito em homens com inteligência emocional, que se aprofundam, compartilham as partes mais profundas de si mesmos e vivem com honra.
Eu acredito em homens que andam descalços na terra e podem falar com as plantas.
Acredito nos homens mansos e selvagens ao mesmo tempo.
Eu acredito no homem sagrado e em toda a divindade que eles têm estado.
Rishima

Acabou... mais uma fase vencida e concluída. Mais um ciclo fechado! Obrigada meu Deus, por me permitir a cada dia vencer meus medos, ter sab...