terça-feira, 2 de novembro de 2021

Onde não chega a palavra o toque comunica

 “Tocar pode significar dar vida”, dizia o mestre renascentista Michelangelo Buonarroti. Na célebre pintura do artista italiano, no teto da Capela Sistina, no Vaticano, “A Criação de Adão”, Deus insufla vida ao primeiro homem tocando seu dedo indicador. Para os cientistas, entretanto, o toque nunca havia despertado muito interesse. Um tapinha nas costas ou uma carícia no braço são, em geral, colocados na relação de gestos incidentais como franzir a testa ou apoiar o queixo na mão. Na verdade, não são.

Estudos recentes demonstram que o toque é muito mais importante do que se imagina. Ele é fundamental, por exemplo, na comunicação humana, no estreitamento de relações e na saúde. “(O toque) é a primeira linguagem que aprendemos e nosso mais rico meio de expressão emocional através da vida”.

Não tocar o outro ou tocá-lo pouco não impede, é claro, as sociedades de atingirem um estágio adiantado de desenvolvimento. As sociedades inglesa e norte-americana são exemplos disso. Mas a ciência moderna mostra que o toque é muito benéfico algo observável já no início da vida. Segundo um estudo da médica norte-americana Tiffany Field, diretora do Instituto de Pesquisas do Toque da Universidade de Miami, bebês prematuros que receberam três sessões diárias de 15 minutos de massagem terapêutica (o processo pelo qual vários tipos de toques e carícias são aplicados no corpo para melhorar a saúde e aumentar o bem-estar), por um período de cinco a dez dias, ganharam 47% de peso a mais do que aqueles cujo tratamento seguiu o roteiro tradicional.

“Segundo o Thoma's Medical Dictionary (1886), o termo Massagem vem do grego, significando amassar (ação de pressionar). Sua origem é tão antiga como a própria origem da humanidade. Acredita-se que ela tenha sido a forma mais primitiva e intuitiva de tratamento existente. Os registros mais remotos do uso da massoterapia são oriundos de civilizações antigas do Oriente. Em 300 a.C., Qi Bo e o imperador Amarelo publicaram na China ‘O clássico da massagem’, a primeira obra sobre o tema que se tem conhecimento. No entanto, o único registro escrito sobrevivente dessa época, foi o Han Quan Shu, livro de massagem da dinastia Han.

Apesar da massoterapia ser, possivelmente, de origem chinesa, ela foi utilizada e desenvolvida por diferentes civilizações ao longo da história, as quais, foram aprimorando e alterando suas técnicas até favorecer sua origem em diferentes estilos de massagem que conhecemos hoje.

Além dos chineses, os egípcios também se apropriaram do uso da massoterapia. Os sacerdotes recebiam uma massagem com óleos aromáticos após o banho, com o intuito de promover um profundo relaxamento. Por outro lado, na Grécia e Roma Antiga, a massagem não era apenas utilizada como forma de relaxamento, mas também para a cura e prevenção de doenças, assim como os orientais.

Atualmente, a massoterapia é uma terapia muito procurada no Ocidente, por pessoas que buscam seus efeitos relaxantes, de sensação de bem-estar, alívio de dores, tratamento e prevenção de doenças. Estudos e pesquisas sistemáticas já comprovaram a eficácia da massoterapia para a melhora na circulação sanguínea, eliminação de toxinas do organismo e alívio de tensões musculares. Esses estudos confirmam a confiabilidade da técnica e faz com que a massoterapia ganhe cada vez mais adeptos.

 é indispensável falar sobre ‘o tocar’. O toque sadio é uma necessidade de todos os mamíferos. O cérebro e a pele são provenientes das mesmas células embrionárias: os nervos e a pele se originam no ectoderma. Previamente na evolução embriológica, as células da pele se especializam em olhos, ouvidos, nariz e boca. Portanto, pode-se sugerir que quando tocamos a pele, estamos tocando também em outros sistemas de órgãos e que as pessoas podem melhorar de diversos tipos de problemas quando são tocadas.

A partir do toque pode-se esperar melhora das defesas imunológicas, aumento da autoestima, melhora o sono, o apetite, diminuição da pressão arterial, de sintomas da depressão e artrite, dores de cabeça e ansiedade. Além de melhorar a sexualidade, o prazer e muitas outras coisas.

Enquanto massoterapeutas, tocando as pessoas, aprendemos muitas coisas: o toque ensina sobre o amor, ensina sobre os limites físicos, qual toque é adequado, quando e como tocar.

O toque resgata material à superfície e à consciência. Aprendemos através do toque físico e energético, como estamos no nosso próprio corpo, em nosso campo energético, o que nos possibilita ajudar nossos pacientes. Ao tocarmos, criamos a terra firme para sua experiência de cura.

Portanto, fica claro que a massagem passou por processos históricos, evoluiu ao longo do tempo e teve um importante papel na história da medicina para o tratamento e prevenção de doenças. Adicionalmente, pode-se concluir que a Massagem Energética Terapêutica é um excelente método para nos tratar das feridas causadas pela falta do toque. O toque carinhoso que utilizamos na Massagem Energética Terapêutica, pode ajudar a pessoa a mudar seu sistema de crenças que é uma das etapas para uma Vida mais saudável e equilibrada.


domingo, 5 de setembro de 2021

Aperta, estica, puxa e cura


 A Yoga Massagem Ayurvédica é uma poderosa ferramenta de cura com raízes indianas que alia duas grandes tradições: a massagem e a Yoga. Essa técnica holística possui a natureza essencialmente terapêutica e foi criada pela mestre indiana Kusum Modak. Os benefícios ao Ser advindos da Yoga Massagem Ayurvédica são imediatos e abrangem os níveis físico, mental, fisiológico e energético.

Essa técnica de massagem vigorosa é aplicada através do toque profundo com as mãos e os pés combinados aos ásanas da yoga. Durante a sessão, que acontece em média em 1 hora, são utilizados óleos vegetais e o pó terapêutico conhecido por vekhand ou calamos. Todas as pessoas podem se beneficiar da Yoga Massagem Ayurvédica, não existe restrições, porém cada sessão é única e deve ser conduzida pelo terapeuta com sensibilidade, conhecimento técnico, acolhimento, compaixão e amor ao próximo.

A massagem ayurvédica aumenta a circulação dos fluidos vitais e as trocas em nível celular, ajudando a remover as toxinas. Em Ayurveda, acredita-se que as dores são causadas pela obstrução do fluxo de prana (energia vital) nos canais sutis. Com o calor gerado pela fricção na massagem, ocorre a desobstrução destes canais e há a liberação do fluxo energético, aliviando dores e tensões.

Esta massagem atua de modo profundo e abrangente na circulação em geral, seja sangüínea, linfática ou energética. Assim, promove o aumento da circulação periférica nos vasos capilares, o que reduz a pressão arterial e aumenta a oxigenação nos tecidos.

A circulação linfática aumenta em até seis vezes após a massagem. Importantes enzimas que compõem a linfa, como a histaminase, e neurotransmissores, como a serotonina, fundamentais para o relaxamento muscular e nervoso, são liberadas em profusão durante a massagem. A YMA nutre os sete dhatus - tecidos -, reequilibra os doshas – Vata, Pitta e Kapha , fortalece o sistema imunológico, ajudando o indivíduo a criar resistência e flexibilidade internas para se defender e se adaptar às mudanças e intempéries.

Os elementos essenciais da YMA são: a circulação sanguínea, a respiração consciente e expansão da energia vital e seus principais benefícios são:

Além de realinhar a estrutura ósseo-muscular, alivia as tensões (mesmo crônicas), fortalece o sistema imunológico, desintoxica o organismo, rejuvenesce a pele, reduz o estresse e combate a depressão.
É indicada, ainda para tratamento de problemas de insônia e ansiedade, artrite, reumatismo, fibromialgia, irregularidades da pressão sanguínea, asma, tensões físicas e mentais, dores de cabeça, enxaqueca e falta de concentração e memória.

No que diz respeito ao campo espiritual e mental, a massagem alinha e reativa os centros de energia (chakras) do organismo, desbloqueando o fluxo de energia vital. Possibilita, ainda, um processo de autoconhecimento e transformação de forma natural e consciente, onde as pessoas tornam-se mais felizes e mudam a maneira de ver a si mesmas (aceitando seu corpo e libertando-se de inseguranças e pudores), e também o mundo ao seu redor, redescobrindo a forma mais sutil de observar as belezas na simplicidade à sua volta.

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Efeito da massoterapia na qualidade do sono





 Os distúrbios do sono são um conjunto de condições que afetam nossa capacidade de dormir com qualidade e regularidade.

Eles são provocados por diversos fatores e têm se tornado cada vez mais comuns devido aos nossos hábitos cotidianos.

Segundo a sociedade Brasileira do Sono, cerca de 73 mil de brasileiros já são atingidos pela insônia e 45% da população assume que não dorme bem.

Portanto, se você tem este problema, definitivamente não está só.

Noites mal dormidas podem provocar uma série de doenças, envelhecimento precoce, dificuldade de se relacionar, mau humor e dificuldade de aprendizado, por exemplo.

Assim, entre os fatores que causam problemas do sono estão os ambientais, fisiológicos e psicológicos.

Estes podem agir sozinhos ou combinados para afetar nosso comportamento negativamente em relação à qualidade do sono. Dessa maneira, o mau sono, por sua vez, reforça os comportamentos nocivos criando um efeito cíclico.

Efeito cíclico

Digamos que você precise ficar 48 horas sem dormir e faz uso de cafeína para se manter em vigília.

Fatalmente você vai precisar repor o sono e contará com horas livres do final de semana para isso.

No entanto, neste fim de semana, você dorme além da necessidade e ainda acorda cansado e de mau humor (sono ineficiente).

Ademais, não se alimentou corretamente, pois passou o tempo de sono em jejum absoluto.

Certamente ao iniciar a semana seguinte você terá um déficit fisiológico, além de um peso na consciência por não ter aproveitado o tempo.

Provavelmente ainda estará sem energia bem como terá um desempenho que vai te exigir estender horas de trabalho. Então o ciclo recomeça.

Muitas vezes as pessoas que se encontram neste ciclo negativo precisam de ajuda para voltar a descansar novamente. Pois a energia e a capacidade de fazer escolhas acertadas está comprometida pela fadiga.

Como melhorar o sono com massoterapia

Segundo este Ensaio Clínico Randomizado no Instituto de Terapia Integrada e Oriental, em São Paulo, a massoterapia em combinação com o reiki teve resultados significativos na diminuição de sintomas de ansiedade bem como estresse com apenas 8 seções em 1 mês.

Com a redução destes sintomas é muito mais fácil manejar os recursos do sono para um estado de vitalidade positiva.

A massagem reduz a depressão, a ansiedade, assim também a frequência cardíaca e os padrões de alteração do eletroencefalograma em resposta ao relaxamento alcançado. Pode também levar ao aumento da atividade vagal e diminuição dos níveis de cortisol no estresse.

Dados de ressonância magnética funcional sugerem que a massagem com pressão moderada atinge regiões do cérebro, incluindo a amígdala, o hipotálamo, bem como córtex cingulado anterior e todas as áreas envolvidas em estresse e regulação emocional.

Técnicas que podem oferecidas pelos poderes do toque que podem te ajudar:

Massagem Ayurvédica

A Massagem Ayurvédica é a mais completa de todas e trabalha todo o corpo. Possui alinhamentos, trações semelhantes à posturas de Yoga e manobras manuais e com os pés. Além disso, geralmente é feita no chão.

Recursos da acupuntura, a ventosaterapia e a sangria, por exemplo, são técnicas milenares que visam melhorar a circulação sanguínea, aliviar a dor, liberar a tensão em um músculo e dispersar energia acumulada.

Massagem com Pedras Quentes 

Uma técnica especial desenvolvida com uso de pedras aquecidas e infusões especiais. Excelente para dores e tensões em todo o corpo. Além de aliviar quadros de dor crônica.

É uma técnica que exige menos movimentação do paciente e proporciona relaxamento profundo. 

Reiki

Terapia energética e meditativa que proporciona relaxamento profundo. Funciona com a imposição de mãos sobre pontos no corpo. Aqui na clínica dos poderes do toque associamos este tratamento com aromaterapia.

É especialmente indicada para tratar quadros de ansiedade, depressão e falta de energia.

Agende Reiki

Autocuidado

Reservar um tempo para si, desligando aparelhos eletrônicos e sem receber demandas do mundo externo, é o primeiro sinal de que algo está mudando em sua mente. Pois não somente seu corpo pede por isso, como age no sentido de ter um alívio imediato.

Existe uma grande dificuldade para se desligar do mundo e olhar para dentro. ainda mais quando existe atividades pendentes e horários apertados, especialmente de pais, mães e empresários,

Então quando você delimita o seu tempo de autocuidado, saiba que sua terapia já começou.

O ideal é reservar um período mais longo como um dia de folga ou realizar atividades que exijam menos esforço e energia mental. Por isso é fundamental uma preparação antes e uma reserva após a seção de tratamento.

Compromisso e disciplina

Estar presente no local e hora marcada também é um fator que ajuda o indivíduo a manter uma rotina e a quebrar o efeito cíclico negativo.

Sem dúvida uma das queixas mais recorrentes é a falta de disciplina, então quando você ganha apreço por este espaço em sua semana, pode ter certeza que coisas boas irão se desencadear a partir disso.

Pois se você não está comprometido consigo mesmo, quem estará?

Já a disciplina é o fator que nos ajuda a manter o foco no que é mais importante segundo nossas motivações. Por isso é um dos aspectos mais importantes de como melhorar o sono com massoterapia.

Faça agora o melhor que pode até determinado tempo, então passe para a sua sessão de autocuidado e depois se preocupe com o resto das atividades.

Lembre-se, seu espaço de autocuidado deve ser sagrado.

A disciplina ajuda ensina nosso relógio biológico a acertar os ponteiros com o sol. Por isso indicamos que você force a barra para manter os horários de deitar e levantar acima de qualquer custo.

O controle homeostático e o ritmo circadiano são os que mais determinam o ciclo de sono-vigília. O ritmo circadiano mais evidente em humanos é o ciclo sono-vigília, mas, outros ajustes de comportamento e fisiológicos como secretar hormônios, a mudança de temperatura do corpo, raciocínio lógico, humor, função cardiopulmonar, também mostram forma rítmica circadiana. Horários distintos na hora do sono podem comprometer muito o equilíbrio psicológico e físico do indivíduo. Por consequência, o efeito do rompimento dos ritmos circadianos, de quem trabalha à noite por exemplo, incluem sérios prejuízos durante a vigília.

DUFFY; WRIGHT JR., 2005

Relaxamento: Como melhorar o sono com massoterapia?

O relaxamento é essencial, pois sem ele a massoterapia não flui adequadamente. Por isso sempre indico aos praticantes da massoterapia que tenham lições de meditação e relaxamento enquanto praticam a massoterapia.

É muito comum nas primeiras sessões existir algumas barreiras paciente-terapeuta. No entanto, o quanto antes o paciente estiver entregue à terapia, mais rápido os resultados aparecerão.

Chamo isso de relaxamento passivo, pois cabe ao paciente apenas relaxar e deixar a atividade com o terapeuta. Literalmente desligar o radar para não antecipar ou recorrer ao passado, estando 100% presente no toque.

Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica que aponta os principais benefícios da massoterapia para o sono. Entre eles, a promoção de relaxamento profundo das estruturas corporais (músculos, tendões, artérias) e a diminuição da atividade psíquica.

Tais efeitos são favoráveis para o praticante atingir o sono profundo (REN). Além disso, a massoterapia diminui o cortisol, o hormônio responsável por manter nosso estado de alerta e que quando em excesso promove estresse.

Segundo Cassar (2001) a massagem tem como objetivo principal o relaxamento, isso ocorre porque ela é capaz de agir na diminuição da ansiedade, alívio do estresse, e influência de uma forma positiva o sistema nervoso simpático além de promover o sono profundo.


Gostou de saber como melhorar o sono com massoterapia?

Marca uma seção conosco. Pois seguindo estas dicas e cuidados certamente seu sono vai melhorar muito. Se você tem problemas com insônia, agende sua sessão de massoterapia em Salvador no final da tarde. Caso esteja com fadiga ao acordar, pode agendar tanto à tarde como logo cedo pela manhã.

Faça seu agendamento ou tire suas dúvidas. Aguardamos seu contato!



segunda-feira, 15 de março de 2021

Sinergia para harmonização dos Chakras

São sete centros energéticos do corpo humano, chamados Chakras (“rodas de luz”, na língua sânscrita). Cada um está associado a diferentes sentimentos, emoções, desejos ou medos.
Esses centros de energia representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano – corpos físico, emocional, mental e energético.
Os sete principais Chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano. O seu alinhamento pode proporcionar um estado de equilíbrio, tendo uma função muito útil para nossa evolução espiritual e harmonia interior.
Chakra Raiz
Está relacionado à sobrevivência e às necessidades básicas da vida material. Sua cor é vermelho fogo, como o núcleo interno do planeta. Se conecta ao elemento Terra, que traz sustentação e enraizamento.
Óleos Essenciais para o Chakra Raíz: Canela Casca e Vetiver
Chakra Sexual
Tem ligação com a sexualidade, vitalidade e criatividade. Representado pela cor laranja, este Chakra corresponde à nossa autoestima e à expressão do “eu”.
Óleos Essenciais para o Chakra Sexual: Patchouli e Ylang Ylang
Chakra Plexo Solar:
É aqui que se situa o ego, representando a força e a vontade do indivíduo. Também está ligado a nossos humores, senso de controle e digestão das situações e emoções. Sua cor é a amarela, como o Sol.
Essenciais para o Chakra Plexo Solar: Laranja doce e Cipreste
Chakra Cardíaco:
O centro do amor e sabedoria nas relações consigo mesma e com outro. Suas cores são o verde e o rosa, que representam estabilidade e confiança. É um Chakra vital, que dá vida ao coração, canaliza e expande sentimentos.
Óleos Essenciais para o Chakra Cardíaco: Gerânio e Bergamota
Chakra Laríngeo:
A função principal desse Chakra é a liberação e expressão em todos os seus níveis. A comunicação é a chave para exteriorizar o que sentimos e o que pensamos, trazendo harmonia para esse centro energético. Sua cor é o azul claro, representando a paz, serenidade e fluidez.
Óleos Essenciais para o Chakra Laríngeo: Eucalipto Globulus e Hortelã Pimenta
Chakra Terceiro Olho:
Representado pela cor azul índigo, esse Chakra está conectado à mente, a intuição e a visão apurada para além das aparências. A clareza de pensamentos, a capacidade de compreender e avaliar conceitos para materialização de ideias são alguns dos poderes deste Chakra.
Óleos Essenciais para o Chakra Terceiro Olho: Lavanda Fina e Alecrim
Chakra Coroa:
A característica deste centro energético é sua conexão com os níveis mais sutis da vida... Suas funções são de trabalhar a evolução e aprimoramento do ser humano, integrando seus aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. Suas cores são o lilás e dourado, representando a transcendência e união com todo o Universo.
Óleos Essenciais para o Chakra Coroa: Olíbano e Lavanda Fina
Texto e imagem: plumerya


 

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Como você se relaciona com seu corpo?

Viver com a vagina contraída e a vulva fechada, é viver em estado de defesa constante quando não consigo clocar limites e permito ser atrevessada fecho meu canal. Quando permaneço em relacionamentos que não me nutrem fecho meu canal. Quando trabalho com algo que não me satisfaz fecho meu canal.

Quando não encontro espaços internos para mim 'por filhos, por parceiros, por trabalho' Fecho meu canal.
Quando não consigo escutar meu corpo, minhas emoções, não consigo extravasar. Fecho meu canal
Quando quero impor minha vontade sobre os espaços íntimos dos outros fecho meu canal. não  dou atenção a mim fecho meu canal apago o  meu FOGO INTERIOR.

Você sabia que cerca de 80% do sistema imunológico se encontra na abertura mucosa, também conhecida como canal vaginal?

A porta por onde ingressa e sai a vida, a porta do prazer, a porta que transforma quando permitimos que esta série de situações nos atrevessem, conraímos a vagina e fechamos cada dias mais a vula e o colo do útero. Dizemos  para o corpo e todas as células  imunológicas que elas correm perigo constante. Sustentamos essa tensão o tempo todo , e já não sabemos  mais quando ela pode se abrir e quando de fato deve fechar. Danificamos o sistema natural  de defesa Não só no plano físico, mas também no emocional, energético, as situações, pessoas e memórias.

Permanecemos fechadas e armadas, e já não  sabemos  ao certo quando é necessário reciclar, REGENERAR, soltar, escolher o que pode entrar e sair, e quando necessário defender. saímos da ciclicidade e tomamos o modo de defesa como constante Embora ele impossibilite muita questão de entrar e sair, isso gera no inconsciente uma grande fragilidade interna

Sugiro que comece a PRESTAR ATENÇÃO na sua VULVA e VAGINA. Estão RELAXADAS ou TENSAS? Em quais momentos elas se enrijecem? Será que de fato são FLEXÍVEIS e SAUDÁVEIS?

Quanto tempo do seu dia você mantém as pernas fechadas?
O prazer não vem da tensão e sim do relaxamento, da entrega e confiança no próprio corpo lembre-se  que teu corpo é sua casa, seu templo. E é você quem decide o que entrar e sai dela.

Por Matriz feminina

Imagem: dromsjel


Acabou... mais uma fase vencida e concluída. Mais um ciclo fechado! Obrigada meu Deus, por me permitir a cada dia vencer meus medos, ter sab...