domingo, 21 de abril de 2019

Presença

Tiempo no tiene cuenta

Presencia
Claro como un cristal
Puro como el agua
Fuerte como el fuego
Presencia
Medicina, ayúdame a estar presente
Medicina, ayúdame a estar presente
Aquí, ahora, en todo lo que hago
Aquí, ahora, en todo lo que amo
No ayer, ni el mañana, estoy aquí
No ayer, ni el mañana, estoy aquí
No en el futuro
No en el pasado
No en el futuro
No en el pasado
Estoy aquí
Todo esta en movimiento, flotando, corriendo
Todo esta en movimiento, flotando, corriendo
Pero estoy aquí, cantando la canción
Pero estoy aquí, cantando la canción
Pero estoy aquí, cantando la canción
En la presencia
Cantando con el agua
Cantando con la tierra
Cantando con la tierra
Cantando. 

sexta-feira, 19 de abril de 2019

A fonte da juventude

Os seguidores e os praticantes do Tantra afirmam que por essa técnica de terapia ser baseada através
da energia do Muladhara chacra da sexualidade que trabalha com a energia sutil se torna uma estação de controle das funções orgânicas e celulares e acabam interferindo no processo de rejuvenescimento do corpo e da mente .

As pesquisas realizadas por cientistas  ocidentais , à procura da fonte da juventude por razões matérias, confirmam esta noção. Por exemplo, Dr Eugen Steinach , o médico vienese conhecido pelo seu trabalho pioneiro relacionado com o rejuvenescimento humano, observou que a senilidade está relacionada diretamente com a sexualidade.

Ele assinalou que a energia da sexualidade é a principal chave para o processo de rejuvenescimento quanto de envelhecimento porque as glândulas sexuais produzem a maturidade física e psíquica, induzem e preservam o período do florescimento humano durante espaços de tempos mais breves ou mais prolongados, dependendo do individuo, do mesmo modo que sua função é também responsável pelo definhamento do corpo e diminuição da vitalidade, tanto física quanto mental.

Sendo isto verdadeiro, segue-se daí que no chakra da sexualidade dispomos do meio não apenas para aumentar a reserva de energia disponível durante os primeiros anos, como também para servir de instrumento para sua restauração no período da velhice.

O tantra afirma que a juventude pode ser mantida por toda a vida e sua prescrição é simples : A espontaneidade , o entusiasmo e a agilidade para mudanças são as características pra se manter saudável e tudo que for contrários a isso torna-se os pensamentos rígidos .

Para neutralizar os ácidos corrosivos da velhice que são nossos pensamentos o Tantra se mostra como a fonte do amor e da saúde mental.



segunda-feira, 8 de abril de 2019

O que é o Tantra ?

O Tantra é uma filosofia comportamental que surgiu a mais de 5000 anos. Floresceu em uma sociedade localizada onde hoje estão Paquistão e Índia dentro da etnia  “Drávida”. Essa filosofia explica como o homem relaciona-se consigo mesmo, com os outros seres humanos, com os animais e com a natureza. Uma relação que está baseada na sensorialidade (através dos sentidos corporais).
Como resultado dessa relação, aparece o culto à deusa-mãe. A mulher, nesse contexto, tem conotações sagradas, pois era vista como a responsável por perpetuar a vida. Mas, não só isso, a mulher também era vista como uma fonte inesgotável de sensorialidade. Era adorada como a expressão máxima, a expressão mais sofisticada da natureza.
Essa é a razão de esculturas femininas aparecerem, nessa sociedade,  em quantidade muito superior às esculturas masculinas. O Tantra é desrepressor e matriarcal. Usa a energia sexual de forma madura, consciente, com objetivos espirituais e sagrados.
Hoje, em uma sociedade ainda regida por muitos valores masculinos como a competição, o poder, a dominação, a guerra e a repressão religiosa é muito difícil falar de tantra . É preciso readequar o Tantra para a sociedade atual. Não adianta simplesmente reproduzir os mesmo comportamentos e práticas drávidas numa sociedade como a que vivemos.
Mas estamos passando por mudanças importantes e a tendência é uma maior abertura e o ressurgimento de valores femininos e tântricos.
No ocidente o Tantra propagou-se e popularizou-se entre adeptos do misticismo, do esoterismo e da magia ritual. Em escolas iniciáticas ligadas a nomes como Aleister Crowley ou Samael Aun Weor, sociedades outrora secretas, denominadas Golden Dawn, Sociedade Gnóstica (Gnosis) e outras.
E assim Nasce o Neo Tantra 
Uma linha que surgiu em meados do século XX, e que ficou muito famosa no ocidente, baseada no tantrismo Hindu, foi o chamado Neo-Tantra.
Essa vertente teve como principal referência e mestre dessa linhagem, Osho. Ele viveu até o final dos anos 80 e sabia da necessidade de adequar o tantra original à sociedade atual. Criou várias meditações ativas para o homem ocidental e centenas de seus discursos foram publicados como livros.
Dos livros, aquele que sintetiza mais completamente os ensinamentos tântricos é “O Livro dos Segredos” em que Osho comenta uma escritura sagrada tântrica chamada Vigyan Bhairav Tantra. Nesta obra, aborda os 112 sutras (técnicas de meditação) para se chegar a iluminação.
Osho tem forte influência no ocidente e, em suas comunas, a sexualidade era tratada de forma livre, sem fronteiras. Apesar de, entre as 112 técnicas tântricas do Vigyan Bhairav Tantra, apenas sete serem de cunho sexual, seus discípulos eram conhecidos pela liberdade sexual e muitos leigos acabaram associando o tantra a uma sexualidade libertina.
Essa associação do tantra com a sexualidade trazida pelos discípulos de Osho gerou grande descontentamento em pólos mais conservadores. O que acabou deixando um estigma sobre a palavra “Tantra” e hoje em dia muitas pessoas confundem  Tantra com libertinagem.
Ao tratar a sexualidade de forma tão aberta e desrepressora, mas em uma sociedade tão doente sexualmente, o Tantra foi colocado, por muitos, como um subconjunto da sexualidade, quando na verdade o Tantra é algo muito maior e a sexualidade é que deve ser considerada um subconjunto do Tantra.
Por ser uma das únicas correntes de desenvolvimento humano que engloba a sexualidade e que a trata sem tabus, o Tantra foi jogado na lama por aqueles que se consideram os donos da verdade e paladinos da moral.
Há ainda “mestres” e “terapeutas” que usam o Tantra para dar vazão às suas próprias compulsões sexuais de forma totalmente desorientada e, muitas vezes, aprofundando em seus seguidores, patologias e traumas relacionadas a sexualidade.
Tratam o Tantra de forma leviana e o usam para justificar suas compulsões sexuais ou atitudes em desacordo com a ética. O que muitos dos que cometem esses erros não compreendem é que Osho propunha uma abordagem quase celibatária.
Contudo, nessa abordagem, a energia vital ou sexual deveria ser usada de forma espontânea, desprendida e natural. Sem bloqueios, de forma totalmente entregue.
“O sexo é a energia mais vital – a única energia, eu digo, que você tem.
Não lute com ela; será uma perda de via e tempo – ao invés disso, transforme-a.
O sexo desaparece somente quando você o aceita totalmente – não suprimido, mas transformando.” Osho
A abordagem de Osho adaptou muitos dos conceitos tântricos antigos para o nosso dia-dia ocidental. Além disso nos trouxe formas de lidar com a energia sexual e com a sexualidade de uma maneira mais madura e consciente.
fonte de pesquisa: Tantra yoga lab

Tantra a Estória

http://www.shri-yoga-devi.org/textos/Woodroffe-Tantra-Shastra-port.pdf

quinta-feira, 4 de abril de 2019

O que é Massagem Tântrica ?

 O que é a massagem tântrica?




A massagem tântrica é uma massagem feita com o objetivo de trazer uma percepção meditativa, aprofundada e libertadora da sexualidade humana. Ela produz a dissolução de amarras e bloqueios sexuais, emocionais e energéticos.

Além disso ela traz um novo significado para a forma do ser humano sentir e vivenciar o orgasmo. Cria novos caminhos neurais relacionados ao prazer dentro do corpo humano.

A massagem tântrica tem ,ainda como objetivo, o tratamento terapêutico de várias disfunções sexuais tanto nas mulheres, quando relacioandas a dores vaginais, vaginismo e falta de orgasmo quanto nos homens quando relacionadas a problemas de ereção e ejaculação precoce.



A massagem tântrica e a resolução de traumas

 O toque, por ser feito de forma cuidadosa e amorosa, auxilia em muitos casos de traumas físicos e sexuais, por que trazem um novo significado para a sensibilidade da região genital.
Portanto, muitas mulheres que possuem memórias de dor relacionada ao sexo, ao receberem uma massagem regularmente, podem ressignificar essas memórias dolorosas.
Transformam memórias, que antes eram associadas a alguma violência ou a algum acontecimento traumático, em algo amoroso e prazeroso.


Orgasmos transcendentais





Em 1995 uma pesquisadora americana chamada Patricia Taylor, criou o termo “orgasmo expandido”que o empregou em sua pesquisa sobre experiências sexuais intensas em 44 casais de diversas procedências e num vídeo didático que produziu em 1998.
Mas sabe o que ela descobriu de interessante?
A Dra. Taylor descreveu em seus relatórios  praticantes entrando em estados alterados de consciência. Experiências  que lhes traziam uma profunda liberação e rejuvenescimento emocional. Além disso viviam profundas experiências espirituais, com uma consciência que geralmente não se percebe durante os orgasmos comuns. Tinham a percepção de que a energia que se expandia muito além dos limites do próprio corpo.

Orgasmos de corpo inteiro e saúde psíquica

Já Wilhelm Reich, médico e grande pesquisador sobre terapia corporal, em seu renomado livro “a função do orgasmo” descreve coisas interessantes. Os seus pacientes mais sadios relatavam experimentar orgasmos de corpo inteiro,
com espasmos apresentados especialmente no baixo abdome, músculos internos, mãos e pés, e claro, nos genitais.
Eram orgasmos em que as pessoas relatavam espasmos musculares em todo o corpo. Então relatavam uma liberação energética intensa e extremamente salutar. Eram, fisicamente, muito similares aos descritos pela Dra. Taylor.

Orgasmos transcendentais e a experiência oceânica

Então Osho, um líder espiritual tântrico do séc. XX, faz alusão a uma experiência de transcendência chamada “experiência oceânica”. Essa seria semelhante a “experiência de uma gota d’água ao cair no mar”. Enquanto é “gota”, seus limites são muito bem definidos, delimitados. Mas ao  encontrar-se com o oceano,  perde os limites, deixa de ser uma simples gota para tornar-se o oceano inteiro. Por isso o termo “experiência oceânica”.
Além disso, neurocientistas já perceberam que tanto a prática da meditação profunda quanto os orgasmos de qualidade atuam em áreas específicas do cérebro. Tanto um quanto o outro produzem sensações de expansão de fronteiras, sensações de dissolução dos limites corporais.
Portanto pode-se presumir que há uma relação intima entre a experiência orgástica e a experiência de transcendência, de dissolução do ego e expansão consciencial.
Orgasmos transcendentais são experimentados por muitos daqueles que conhecem o Tantra e decidiram experimentar uma nova sexualidade. Sensações de profunda libertação emocional e transcendência podem acontecer. Basta abrir-se e dar início a essa jornada. Aqui trabalhamos com técnicas de meditação para casais , massagem tântrica e outras variadas técnicas para o alcance de estados de transcendência e libertação do ego através da sexualidade.

Pesquisa realizada pelo Tantra yoga lab


Acabou... mais uma fase vencida e concluída. Mais um ciclo fechado! Obrigada meu Deus, por me permitir a cada dia vencer meus medos, ter sab...