domingo, 6 de dezembro de 2015

Paramahansa Yogananda – “Viva Sem Medo”

Confiança

Não leve as experiências da vida tão a sério. Não deixe principalmente que elas o magoem, pois na realidade, nada mais são do que experiências de sonho.
Se as circunstâncias forem ruins e você precisar suportá-las, não faça delas uma parte de você mesmo. Desempenhe o seu papel no palco da vida, mas nunca esqueça de que se trata apenas de um papel.
O que você perder no mundo não será uma perda para sua alma.
Confie em Deus e destrua o medo, que paralisa todos os esforços para ser bem sucedido e atrai exatamente aquilo que você receia.
Oração: “Ensina-me a vencer o medo pela compreensão de sua inutilidade. Que eu não anestesie, com maus pressentimentos, a ilimitada capacidade que tenho, como Teu filho, de enfrentar com êxito qualquer teste na vida.
Liberta-me de terrores paralisantes. Que eu não visualize acidentes e calamidades, de modo a não convidá-los a se materializar com o poder do pensamento.
Inspira-me a colocar minha confiança em Ti, e não apenas nas precauções humanas. Se eu tiver consciência de que estás sempre comigo, posso passar em segurança por uma saraivada de balas ou por onde sobejam temíveis bactérias.
Que eu nunca trema ao pensar na morte. Ajuda-me a lembrar que, para este corpo, a Ceifadora só chegará uma vez e que, por sua misericórdia, quando minha hora chegar não o saberei nem me importarei.
Ó Espírito Infinito, faz-me compreender que, esteja eu desperto ou adormecido, alerta ou em devaneio, vivendo ou morrendo, Tua presença todo-protetora me envolve sempre!”

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Astrologia e Ayurveda

Aromaterapia e astrologia florai

Áries - 21/03 a 20/04
Signo: simboliza o princípio ativo, instintivo e inteligente da natureza. Dá ao nativo um caráter ativo, capacidade de liderança, valor, decisão e entusiasmo, interesse em vencer as dificuldades.
Planeta Regente: Marte
Elemento: fogo
Conceitos-chave: liderança, iniciativa, vitalidade, coragem, bravura, desejo de sucesso.
Pedra: rubi, cornalina.
Metal: ferro
Cor: vermelho
Áreas Sensíveis: cabeça, cérebro.
Essência: Madeira - combina os sedutores aromas amadeirados com o verde toque herbal, fragrância erótica.
Propriedades e Indicações: atrai energias positivas, proporciona força e vitalidade, confere coragem e autoconfiança, estimula a atividade e a liderança, atua nos bloqueios e repressões, combate a depressão.
Touro - 21/04 a 20/05
Signo: representa os poderes da fecundação e procriação da natureza. Dá ao nativo um caráter perseverante, trabalhador, reflexivo, conservador e afetuoso.
Planeta Regente: Vênus
Elemento: terra
Conceitos-chave: constância, serenidade e calma, afeição e generosidade, praticidade e firmeza, fertilidade.
Pedra: esmeralda, rodocrosita.
Metal: cobre
Cor: verde
Áreas Sensíveis: pescoço, garganta e ouvido.
Essência: Almíscar - aroma balsâmico com tendências relaxantes associados a odores almiscarados e sensuais.
Propriedades e Indicações: atua na energia construtiva do ser. Compreensão, tolerância e bondade. Equilibra excessos emocionais e físicos. Força e firmeza de propósitos. Afrodisíaco. Contra ansiedade e tensão nervosa.
Gêmeos - 21/05 a 20/06
Signo: simboliza a força criativa dividida em duas correntes: espiritual e material. Dá ao nativo uma inteligência rápida, capacidade de dedicar-se a várias atividades ao mesmo tempo, curiosidade mental, prazer nas viagens e mudanças.
Planeta Regente: Mercúrio
Elemento: ar
Conceitos-chave: inteligência, sociabilidade, versatilidade e adaptação, interesse generalizado, rapidez de raciocínio.
Pedra: safira, ágata.
Metal: mercúrio
Cor: amarelo
Áreas Sensíveis: braços, mãos, sistema nervoso periférico e aparelho respiratório.
Essência: Lavanda - perfume clássico e suave de flores de lavanda produzindo efeitos refrescantes e relaxantes.
Propriedades e Indicações: estimulante intelectual e da intuição, proporciona a acumulação de energia, aumenta a resistência física, calmante contra estresse e nervosismo. Indicado para insônia.
Câncer - 21/06 a 21/07
Signo: signo da maternidade. Simboliza as forças de coesão da natureza que mantém as formas criadas e também a tenacidade pela vida. Dá ao nativo um caráter sensível, receptivo e um grande poder de imaginação.
Planeta Regente: Lua
Elemento: água
Conceitos-chave: sensibilidade, emotividade, instinto maternal, união familiar, vida psíquica profunda.
Pedra: opala, pedra-da-lua.
Metal: prata
Cor: branco
Áreas Sensíveis: peito, estômago, sistema digestivo.
Essência: Violeta - toque floral, quente e marcante trazendo o mistério das flores de violeta.
Propriedades e Indicações: favorece o equilíbrio psíquico, facilita a liberação das emoções, desperta a serenidade, confortante do coração, sensibilidade e delicadeza, contra o nervosismo e a irritação.
Leão - 22/07 a 22/08
Signo: representa à força e o vigor do fogo em seu apogeu, o poder da vontade, os sentimentos e emoções nobres. Dá ao nativo um caráter enérgico, magnânimo, otimista, individualista, ambicioso e amante das amizades.
Planeta Regente: Sol
Elemento: fogo
Conceitos-chave: força do ego, soberania, autoconfiança, refinamento, bondade e proteção.
Pedra: diamante, citrino.
Metal: ouro
Cor: laranja
Áreas Sensíveis: coração, coluna vertebral, circulação sanguínea.
Essência: Sândalo - madeiras balsâmicas com notas doces e aveludadas, estimulando encanto e fantasia.
Propriedades e Indicações: vitalidade e força, autoconfiança e auto-estima, controle emocional, atração e encanto, incita sentimentos de amor, combate a depressão.
Virgem - 23/08 a 22/09
Signo: simboliza a consciência dinâmica, a pureza do espírito e da alma. Dá ao nativo um caráter reservado, modesto, metódico e ordenado, com grande capacidade analítica, dignidade e eficácia.
Planeta Regente: Mercúrio
Elemento: terra
Conceitos-chave: inteligência ativa e mente lógica e racional, precisão e meticulosidade, clareza e objetividade, apoio e generosidade.
Pedra: turquesa, amazonita.
Metal: mercúrio
Cor: cinza
Áreas Sensíveis: intestino, sistema nervoso, ventre, fígado.
Essência: Mata Verde - essência refrescante trazendo a energia e a suavidade das matas virgens e agradáveis sensações de leveza.
Propriedades e Indicações: revitalizante energético, percepção mental e organização, modera a ansiedade e a agitação, purificante, contra a negatividade, antidepressivo.
Libra - 23/09 a 22/10
Signo: símbolo universal do equilíbrio, da legalidade e da justiça. Dá ao nativo um caráter amoroso, sociável, harmônico, artístico, refinado e intuitivo. Possui também uma mente equilibrada.
Planeta Regente: Vênus
Elemento: ar
Conceitos-chave: mente equilibrada, harmonização e justiça, atrai sociedades, natureza artística, amor.
Pedra: jade, quartzo-rosa.
Metal: cobre
Cor: rosa
Áreas Sensíveis: rins, órgãos internos de reprodução e diafragma.
Essência: Rosa - presença doce e marcante dos aromas das mais delicadas rosas em suaves e profundas sensações de harmonia.
Propriedades e Indicações: pensamentos afetuosos e harmônicos, associações, amor e matrimônio. Libera a sensualidade, combate a indecisão, bom para medos e insegurança. Contra sensações de solidão e angústia.
Escorpião - 23/10 a 21/11
Signo: signo da transformação. Simboliza a vitória final do ser espiritual sobre o reino da matéria. Dá ao nativo um caráter enérgico e prático, tenaz e ativo, prudente, intuitivo, apaixonado e sensual.
Planeta Regente: Plutão, Marte.
Elemento: água
Conceitos-chave: criatividade, regeneração, intuição e mistério, sexualidade, busca da fusão.
Pedra: topázio, granada.
Metal: ferro
Cor: escarlate
Áreas Sensíveis: órgãos sexuais externos e sistema excretor.
Essência: Oriental - essência exótica e delirante com base floral doce, intensa, envolvente e afrodisíaca.
Propriedades e Indicações: energético, vitalizante sexual. Estimula a criatividade, processos de transformação, concentração mental. Contra raiva e irritação
Sagitário - 22/11 a 21/12
Signo: representa a sabedoria e a autoridade. É considerado um símbolo cósmico do homem dual: animal e espírito. Dá ao nativo otimismo, sociabilidade e franqueza, amor as viagens e esportes, sentido do dever, entusiasmo e boa vontade.
Planeta Regente: Júpiter
Elemento: fogo
Conceitos-chave: honestidade e coragem, magnanimidade, generosidade, capacidade de ensinar e julgar, busca da verdade.
Pedra: lápis-lazuli, sodalita.
Metal: estanho
Cor: azul anil
Áreas Sensíveis: fígado, coxas, quadris.
Essência: Especiarias - aroma quente, forte e picante, composto a partir de especiarias indianas.
Propriedades e Indicações: aumenta a energia física e a coragem. Promove entusiasmo e alegria, excitante intelectual, bom para a memória. Facilita a capacidade de julgamento. Contra a estafa nervosa
Capricórnio - 22/12 a 20/01
Signo: emblema dos dois sentidos que podem assumir a vida humana: a precipitação no abismo das paixões materiais ou a escalada da montanha espiritual. Dá ao nativo caráter trabalhador, reflexivo, perseverante, responsável e amante da solidão.
Planeta Regente: Saturno
Elemento: terra
Conceitos-chave: sabedoria, prudência, autodisciplina, persistência, realização.
Pedra: ônix, turmalina verde.
Metal: chumbo
Cor: preto
Áreas Sensíveis: cabelo, pele, articulações, estrutura óssea, joelhos.
Essência: Lírio - suave composição de óleo de musgo verde com madeiras aromáticas, envolvidas em sensíveis flores de lírio.
Propriedades e Indicações: entusiasmo, poder de realização, crescimento interior, estimula a autodisciplina, combate a inquietação, diminui a ansiedade e mágoas.
Aquário - 21/01 a 19/02
Signo: este signo simboliza a eminência da liberação espiritual através da dissolução do mundo material. Dá ao nativo caráter original e independente, leal, ativo, prudente e intelectual.
Planeta Regente: Urano, Saturno.
Elemento: ar
Conceitos-chave: lealdade, busca da fraternidade, originalidade, inovação e aventura, intuição.
Pedra: água-marinha, crisoprásio.
Metal: tungstênio
Cor: azul celeste
Áreas Sensíveis: barriga da perna, calcanhar.
Essência: Raízes - fragrância original, com um toque da terra, raízes aromáticas e estimulantes especiarias.
Propriedades e Indicações: estimulante mental, autoconfiança e independência. Indicado para a meditação, desenvolvimento interior, compreensão da humanidade, antidepressivo.
Peixes - 20/02 a 20/03
Signo: simboliza o momento final da liberação do espírito das malhas materiais. Dá ao nativo intuição, fé, piedade, compaixão, espírito de sacrifício e tendências místicas.
Planeta Regente: Netuno, Jupiter.
Elemento: água
Conceitos-chave: altruísmo, imaginação ampla, intensas aspirações espirituais, intuição desenvolvidas, amor universal.
Pedra: fluorita, ametista.
Metal: alumínio
Cor: verde-mar
Áreas Sensíveis: pés, sistema linfático e glandular.
Essência: Frutais - doce perfume de flores exóticas com nuances do frescor de frutas silvestres
Propriedades e Indicações: revigorante. Alivia traumatismo emocional, favorece as relações de amor e afeto. Harmonizante espiritual estimula a intuição, união com o universo.

Aromaterapia e Ayurveda
Ayurveda, que significa o conhecimento da vida, é uma ciência praticada a milhares de anos na Índia. Esta técnica utiliza também os óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio do corpo, mente e psique, proporcionando a saúde e o bem-estar.
A medicina ayurvédica utiliza técnicas como a aromaterapia, dietas, yôga, tratamentos com ervas e meditação.
A base da ayurvédica considera que existem cinco elementos e três doshas com combinações infinitas. Os doshas ou biótipos são as combinações dos cinco elementos da natureza (ar, fogo, água, terra e espaço). Todos os seres humanos possuem os cinco elementos em diferentes proporções. Cada ser é único e apresenta fisicamente variações determinadas por estes elementos.
Vata
Elementos: ar e espaço
Características: pessoas ágeis, criativas e flexíveis, ansiosas e emocionalmente inseguras.
Indicação de Óleos:
   Óleos Essenciais: canela, gengibre, gerânio, laranja, lavanda, rosa, sândalo, ylang-ylang.
   Óleos Vegetais: amêndoas doces e gergelim.
Fórmulas de Massagem ou Banho
   Óleo vegetal (duas colheres de sopa) + óleo de gerânio (duas gotas) + óleo de ylang-ylang (duas gotas) + óleo de     canela (duas gotas).
Pitta
Elementos: água e fogo
Características: pessoas determinadas, espertas, inteligentes, agressivas e irritadas, boa memória.
Indicação de Óleos:
   Óleos Essenciais: bergamota, cipreste, jasmim, lavanda, limão, menta, sândalo.
   Óleos Vegetais: girassol, oliva.
Fórmulas de Massagem ou Banho   Óleo vegetal (duas colheres de sopa) + óleo de bergamota (duas gotas) + óleo de lavanda (duas gotas) + óleo de     cipreste (duas gotas).
Kapha
Elementos: água e terra
Características: pessoas emocionalmente seguras, estáveis, amáveis, sociáveis.
Indicação de Óleos:
   Óleos Essenciais: alecrim, bergamota, cedro, cipreste, cravo, eucalipto, lavanda, vetiver.
   Óleos Vegetais: girassol, amêndoas doces.
Fórmulas de Massagem ou Banho
   Óleo vegetal (duas colheres de sopa) + óleo de alecrim (duas gotas) + óleo de bergamota (duas gotas) + óleo de     cravo (duas gotas).
TERRA “ Patthawi Tad” – qualidade sólido – (dá forma, tônus, firmeza) -rejuvenesce, revigora e nutre a terra (cabelos, unhas, dentes, pele, músculos, tendões, ligamentos, ossos, medula óssea, baço, coração, fígado, rins, pulmões, cólon, intestinos, reto, estômago, cérebro); ÁGUA “ Apo Tad” – qualidade líquido – (absorve, flui) - estimula o fluir da água e facilita a irrigação dos tecidos (terra) ou a eliminação dos excessos (urina, suor, fezes, linfa); melhora e equilibra o funcionamento dos órgãos; AR “ Wayo Tad” – qualidade movimento – (circula, sopra, alivia) - facilita a movimentação e a circulação correta do “vento”* no corpo, liberando bloqueios, nódulos e inchaxos; melhora o movimento (a qualidade do ar) das articulações e previne as doenças relacionadas com o envelhecimento (artrose); FOGO “Decho Tad” – qualidade calor – (transforma, metaboliza) - aumenta a circulação e ajuda a manter a temperatura correta do elemento fogo em todo corpo; o uso das compressas de ervas, por exemplo, em conjunto com a massagem Thai, mantem a vitalidade e a longevidade do corpo através do equilibrio dos elementos com o uso do calor (ou do frio), as qualidades das plantas (10 sabores), que potencializam os efeitos da massagem.
 A importância do “vento” Assim como nas medicinas tradicionais da Índia e da China, o elemento “vento” é um princípio fundamental na medicina tradicional tailandesa para a compreensão dos processos da doença, em geral. É o elemento da vida que provê a energia para o movimento em todas as atividades e funções. O vento (Lom, em thai) é a causa da maioria dos ataques sofridos pelo corpo. Ele é o responsável pela realização de todas as funções do corpo, portanto se existe alguma perturbação nas leis que regem a circulação do vento, o corpo vai sofrer e adoecer. Segundo a medicina Thai, existem 6 formas ou tipos de “vento” (ar) circulando pelo corpo, além das formas externas de atuação sobre o corpo. A compreensão da dinâmica dos elementos, de acordo com este sistema de medicina, é fundamental para uma atuação eficaz na busca da saúde e na prevenção das doenças. O uso das compressas de ervas, em conjunto com a massagem Thai, mantem a vitalidade e a longevidade do corpo através do equilibrio dos elementos. 

https://www.youtube.com/watch?v=wAhRyznomuc








Limpezas Energéticas: Propriedades Mágicas Ervas e Plantas

Limpezas Energéticas: Propriedades Mágicas Ervas e Plantas: Um dos grandes mistérios em quase todos os ramos da Magia, em todo o mundo é a utilização das plantas, raízes, sementes, as ervas mais var...

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O Tantrismo

 Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tantrismo não é uma terapia sexual mas sim uma filosofia comportamental.
O Tantra é um conjunto de livros esotéricos indianos, criados a partir do séc. VII que abrangem várias dimensões sociais como a cultura a moral e o sexo. A palavra em si significa  "Tan" - escuridão  e  "Tra"- libertação.
Houve um tempo em que o sexo era visto como algo sagrado, respeitado na sua verdadeira função, no Egipto, Grécia, Índia, China...  Mas hoje é banalizado e usado para todo o género de propaganda  e venda de produtos no mercado de consumo. O corpo da mulher,  tornou-se mesmo uma montra comercial onde se explora a beleza feminina de diversas formas, desde a sua nudez em calendários de parede e capas de revista "cor-de-rosa" até aos piores negócios de pornografia, erotismo, e muito mais, onde os próprios valores da mulher se perderam em  novos conceitos de 'emancipação'  onde tudo deixa de ser 'tabú' e começa a degeneração. 

O Tantra Yoga visa, de resto, conduzir o ser humano ao mais alto conhecimento da sua evolução através duma disciplina mental e controle emocional onde a energia sexual é sublimada em grande parte para cima, para o cérebro, onde se localizam as glândulas pituitária /pineal, cuja finalidade é desenvolver capacidades adormecidas na maior parte dos seres humanos por  desperdiçarem na 'horizontal' aquilo que lhes faz falta na ‘vertical’. O uso e abuso da preciosa energia do sexo, sem nexo, não desperta a "kundalini" (no chakra básico) e esta não chega ao topo atravessando a coluna vertebral para activar centros de energia que se conseguiriam pela sublimidade do Amor, com ou sem  acto sexual.


 Doutro modo, nos textos clássicos indianos, O Tantra refere-se essencialmente à saúde, à alimentação, à higiene, à espiritualidade, e depois à sexualidade, não se fazendo desta um mero gozo sensorial no prazer dos sentidos, mas algo mais do que isso.

O Tantra Yoga, é pois uma filosofia que se baseia num conjunto de normas de vida que podem culminar ou não numa relação sexual, mas quando tal acontece  é possível alcançar-se o máximo de prazer que pode levar horas, dias, semanas ou mesmo meses antes de se atingir o orgasmo.

O equilíbrio entre as energias espiritual e sexual é um dos princípios do sexo tântrico.


Requisitos para ser um bom praticante de Tantra-Ioga:

É fundamental ter uma vida saudável, sem vícios.

As bebidas alcoólicas, tabaco, drogas, e alimentos como a carne e seus derivados, não devem fazer parte dos hábitos de um potencial praticante.

Frutas, cereais, legumes, sumos naturais e muita água devem constar do cardápio dos adeptos.

Técnicas de ioga e de relaxamento e saber controlar a respiração são exercícios imprescindíveis.

Outro ponto essencial é o homem aprender a controlar a ejaculação, de modo a conseguir prolongar a relação por mais tempo, em que se torna sublime o próprio acto íntimo com a sua companheira, ambos desfrutando o acto sagrado do sexo com nexo.
Portanto, o Tantrismo nada tem a ver com kamasutrismo. Muita gente faz essa confusão, pois enquanto o primeiro compreende um estilo de vida com disciplina sexual necessária ao desenvolvimento do ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual, o segundo refere-se exclusivamente ao comportamento erótico e suas práticas nas várias posições para exploração de sensações.  
Rui M. Palmela   


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Um Pouco Sobre a Lua



                                                             O poder DIVINO da cura
Seus aromas nos induzem a um estado de meditação perfeita . 


                                   
Tudo Sobre La Luna

 Os povos antigos acreditavam que a chama das velas, quando observada fixamente, permitia ver deuses e espíritos ou mesmo prever o futuro.
– As velas foram usadas para medir tempo, devido à sua combustão cadenciada, sabendo-se que a dinastia chinesa Song usava “relógios” de velas.
A Lua (do Latim “Luna”) é o único satélite natural da Terra, situando-se a cerca de 384.000 km do nosso planeta. Segundo a última contagem, existem mais de 150 luas no nosso sistema solar: Netuno é cercado por 13 delas, Urano por 27, Saturno tem 60 e Júpiter é o que tem o maior número: possui 63 luas.

Crenças populares

Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste que já foi visitado por seres humanos. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, lá não existe erosão e a superfície mantém-se intacta há milhões de anos. É afetada apenas pelas colisões com meteoritos. É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra.

As tradições populares falam de inúmeras influências da Lua em nossas vidas. Por exemplo, dizem que:

- A madeira cortada depois da Lua Cheia, seca depressa e dá boa lenha, ao passo que, cortada depois da Lua Nova, não seca tão rapidamente, mas é mais durável e presta-se para os trabalhos de carpintaria e marcenaria.
- Quando se deseja começar uma coisa nova que deve durar muito tempo, essa coisa deve ser feita quando a Lua estiver num signo astrológico fixo, isto é, em: Touro, Leão, Escorpião ou Aquário.
Querendo acabar logo uma tarefa, deve-se começá-la quando a Lua estiver num signo cardinal, isto é, em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.
- Querendo que qualquer ação ou negócio dê resultados positivos mas fique em segredo, deve-se realizá-lo 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua Nova.
Pelo contrário, querendo que o trabalho ou ato seja divulgado, conhecido, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas depois da Lua Cheia.
Viagens importantes devem ser iniciadas quando a Lua estiver em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.
Para obter flores belas e bonitas, as sementes ou as mudas devem ser plantadas quando a Lua estiver no signo de Libra e se achar entre a Lua Nova e o Quarto – Crescente.
Tudo o que dá fruto acima da terra deve ser plantado nos dias que vão desde as 24 horas depois da Lua Nova até o dia da Lua Cheia. O que dá fruto embaixo da terra deve ser plantado na quinzena que vai desde as 24 horas depois da Lua Cheia até o dia da Lua Nova.
Pessoas fracas e doentes sentem mais intensamente a influência da Lua. Insônia, cansaço, dores, erupções, inchaços são mais fortes depois da Lua Nova, ao passo que são mais fracos na quinzena do Minguante.
As plantas curativas devem ser colhidas quando as hastes estão cheias de seiva, perto da Lua Cheia e, de preferência, durante a madrugada.
Você acredita? Bem, como dizem os espanhóis, ”Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay!” (em Português, “Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, existem!

A astrologia
Existem também fatos sobre a Lua ligados à astrologia. Por mudar sua forma de aparecer no céu, de acordo com suas fases, na simbologia, a Lua é um símbolo de inconstância e mutabilidade. Ela é a essência da nossa natureza emocional, determina as nossas necessidades básicas de nutrição e de segurança, revela as nossas manifestações inconscientes, determina como guardamos as impressões das experiências vividas, como é o nosso humor e como são as nossas reações.

Lua mulher
Venerada como divindade entre as antigas civilizações, a Lua é um símbolo feminino, associado à fecundidade, à fragilidade, à ilusão e à pureza. Diz ainda como compreendemos o universo maternal e feminino. A Lua acompanha as fases das mulheres, tanto que o ciclo menstrual completa-se a cada 28 dias, tempo necessário para a Lua dar uma volta em torno da Terra. Existe também a íntima relação entre as fases da Lua e a gravidez: Lua Nova no momento da concepção; Crescente em relação ao desenvolvimento do feto; Cheia quanto ao nascimento da criança e Minguante, depois do parto – quando toda a vitalidade transfere-se para o leite materno. No mapa astral da mulher, a lua representa o tipo de mãe que ela será. No mapa do homem, a lua mostra como ele reage em relação à mulher, bem como qual o tipo de mulher que o atrai. A Lua é o pêndulo da Terra, exerce influência irrefutável, não só sobre nosso planeta, mas também na psiquê e no espírito humano. Dentro da magia, desde tempos remotos aprendeu-se a reconhecer e utilizar os poderes mágicos da Lua. É um dos elementos mais importantes na análise astrológica, pois governa os nossos instintos básicos, a nossa maneira intuitiva de ser, o nosso lado mais sensível e emocional. A Lua rege a nossa alma, os nossos sonhos, as nossas fantasias e outras manifestações do “eu” profundo e inconsciente.

As marés
Os movimentos dos líquidos na Terra sofrem influência direta da Lua. Conforme a posição e a fase desse astro, observam-se variações de áreas nos níveis das águas, dos mares e dos rios, provocados pela atração gravitacional que a Lua exerce sobre nosso planeta. Quando a Lua é nova ou cheia há um alinhamento com o Sol, o que acentua a atração gravitacional sobre a Terra, e então ocorrem as marés altas, que são conhecidas por marés de água viva. Por outro lado, quando a Lua é crescente ou minguante os astros formam ângulos retos, de maneira que as forças gravitacionais quase se anulam. Nestas fases ocorrem as chamadas marés de água morta.

A pesca
A importância da Lua para a pesca existe tanto para a pesca em alto mar, quanto para a dos rios e lagos. Na Lua Nova existe uma falta de luminosidade lunar que faz com que os peixes fiquem no fundo das águas, período neutro. Na Lua Crescente a luminosidade ainda é pequena e são poucos os peixes que sobem a superfície, período regular. Na Lua Cheia a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície e provocando também um aumento do seu metabolismo e, portanto, do seu apetite, período excelente para a pesca. Na Lua Minguante, os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas, aproveitando o que resta da luz, período bom.

A agricultura
Muitos agricultores adaptam seu calendário de cultivo e poda às fases da Lua, baseando-se no aproveitamento correto da sua luminosidade que, embora menos intensa do que a do Sol, penetra mais fundo no solo e pode acelerar o processo de germinação das sementes. As culturas são também influenciadas pela atração que a Lua exerce sobre os líquidos, sabendo-se que as plantas são compostas de grande porcentagem de água. Encontra-se o dia mais propício para cada tipo de atividade agrícola, observando as fases da Lua e a passagem dela pelos Signos do Zodíaco.

Corte de cabelo
A Lua tem influência também nos processos biológicos animal e vegetal. Os fluxos da água em nossos corpos e o da seiva nos vegetais são regidos pelas chamadas marés biológicas. Com base nesses fatos, nisto surgiram algumas regras e noções básicas para o tratamento da saúde e da estética:
 Lua Nova – não é propício para o corte mas é um bom momento para tingir os cabelos e mudar o penteado.
• Lua Crescente – é o momento adequado para cortar os cabelos, para que cresçam rápido e portanto mais finos.
• Lua Cheia – da Lua Cheia à Minguante, os cabelos crescem mais lentamente e aumentam de volume. Bom para cabelos finos.
 Lua Minguante – da Lua Minguante à Nova é o período indicado para cortar os cabelos a fim de fortalecê-los. Bom para cabelos fracos e quebradiços.

Acabou... mais uma fase vencida e concluída. Mais um ciclo fechado! Obrigada meu Deus, por me permitir a cada dia vencer meus medos, ter sab...